BEBÉ SONOLENTO

Conseguir despertar o bebé para mamar é uma dificuldade frequente, principalmente em bebés prematuros, bebés em que o parto foi difícil/prolongado ou cujas mães receberam analgésicos opióides para alívio da dor. Bebés com icterícia ou infeção têm também maior tendência para dormir por longos períodos.
É preciso aceitar que o bebé sonolento vai ser muito irregular nas mamadas. Mesmo em livre demanda (de que somos completamente apologistas!), é preciso tentar que não passe mais de 3/4h sem mamar nas primeiras semanas, porque os bebés tendem a ficar ainda mais sonolentos quando a glicemia está baixa e pode passar despercebido.

Como contornar:
– Retirar uma peça de roupa e não cobrir o bebé: bebés muito agasalhados têm tendência a estar mais sonolentos;
– Contacto pele-a-pele pode ajudar, mesmo com sono o bebé tem fases de sono mais leve em que poderá procurar a mama.
– Falar, cantar, fazer movimentos circulares na bochecha, cócegas nos pés e soprar na cara do bebé, são estímulos que podem resultar.
– Massajar a mama para estimular a saída de leite pode ajudar o bebé a mamar mais; 
– Trocar a fralda antes da mamada, mesmo que tenha que trocar logo a seguir. Esse processo pode ajudar o bebé a despertar.
– Em último caso, pode extrair leite e oferecer com copinho/seringa oral. Qualquer quantidade de colostro é ouro nesta fase! Não precisa de ser uma solução a longo prazo, é provável que esse leite seja uma fonte de energia e que esteja mais desperto na mamada seguinte.


DOR E FISSURAS NO MAMILO

O mamilo não está habituado ao processo, a não ser que tenha amamentado outro filho durante a gravidez. Ainda que uma pega eficaz não deva ser dolorosa, há todo um processo de aprendizagem por parte da mãe e do bebé que pode demorar algum tempo até chegar à pega perfeita. Se o bebé mama em livre demanda, pode também tornar os mamilos ainda mais sensíveis, porque tende a querer leitinho com mais frequência.

Como contornar:
– Corrigir a pega o mais cedo possível é essencial. Peçam ajuda, toda a que for necessária até a pega ser perfeita. Pode levar algum tempo até “apanhar” o jeito, mas quanto mais cedo for resolvido, menos doloroso será.
– No final da mamada, coloque algumas gotas do seu leite e deixe absorver ao ar livre. É o hidratante mais eficaz que pode usar.
– Conchas de prata ou silicone podem proteger o mamilo de fricção nos momentos em que tem que usar soutien, e promovem a cicatrização.
– Discos de hidrogel podem também promover a cicatrização.


DESCIDA DO LEITE E INGURGITAMENTO

Por volta do 3º dia, acontece algo a que chamamos de “descida do leite”, relativamente fácil de detetar porque as mamas ficam muito cheias, rijas, quentes, encaroçadas e muito, muito sensíveis ao toque.

Como contornar:
– Oferecer a mama com regularidade pode ajudar a esvaziar a mama e dar algum alívio. Coloque uma toalha quente sobre o peito, ou massage bem o peito durante um duche quente, antes de dar de mamar. No final, compressas frias ou folhas de couve diretamente do frigorífico podem aliviar a dor e o inchaço. 
– Mais uma vez, pele-a-pele pode ser uma grande ajuda: a produção de ocitocina estimula a libertação do leite.
– Extrair leite no final da mamada, no caso de ainda sentir o peito cheio, pode também ajudar. Mas é preciso ter alguma cautela: se extrair muito regularmente, o cérebro vai pensar que o bebé precisa de mais leite e produz ainda mais.
– No caso de não passar dentro de alguns dias, e a mama começar a ficar vermelha, extremamente dolorosa e começar a ter febre, procure assistência médica urgente. Pode ser uma mastite.

Referências:
Royal Cornwall Hospitals NHS Trust: Reluctance to Feed Management in Babies Born at or Over 37 Weeks Gestation Clinical Guideline V3.1, 2020. Disponível em: https://doclibrary-rcht.cornwall.nhs.uk
Genna, Catherine Watson “Supporting Sucking Skills In Breastfeeding Infants”. Jones and Bartlett Publishers, United States. 2016.
https://www.nhs.uk/conditions/baby/breastfeeding-and-bottle-feeding/breastfeeding-problems/breast-pain/
https://www.healthline.com/health/breast-engorgement#takeaway