Apoio na Amamentação

Amamentar é uma aprendizagem: embora seja um processo natural, por vezes leva tempo e prática para a dominar. Em primeiro lugar, é importante que as mães saibam que a amamentação pode ser desafiante e que precisam de procurar ajuda o mais cedo possível, para que qualquer problema possa ser resolvido antes que se torne mais grave. Não, um bebé não nasce a saber mamar! Um bebé nasce com os instintos e as capacidades que lhe permitem aprender a mamar. É uma aprendizagem que, tal como todas as outras, pode ser mais ou menos rápida. E este percurso pede tempo, prática, dedicação… alguma sorte (talvez muita, até!)… e apoio. Muito apoio!

Quando procurar ajuda?

  • Dor ao amamentar: Algum desconforto é normal nas primeiras semanas de amamentação, mas dor intensa pode ser um sinal de que algo não está certo. Uma intervenção precoce pode ajudar a evitar problemas como mastite, que é uma inflamação dolorosa da mama. Se uma mãe estiver com febre, calafrios ou dor na mama, deve procurar ajuda imediatamente.

  • Problemas com a pega: Uma pega ineficaz pode levar a problemas como dor ao amamentar, baixa produção de leite e fissuras no mamilo.

  • Baixa produção de leite/bebé que não ganha peso: Algumas mães podem ter dificuldades em produzir leite suficiente para o seu bebé, que provavelmente começará a perder peso ou a estagnar no crescimento. Uma intervenção precoce pode ajudar a evitar a introdução desnecessária de leite adaptado.

  • Dificuldades com a extração: Algumas mães precisam de extrair leite para alimentar o bebé ou manter a sua produção de leite. Podemos oferecer orientação sobre a melhor técnica de ordenha e como escolher uma bomba extratora adequada.

Prestadores deste serviço: